Blog da Rosinha

Relacionamento abusivo nas amizades

Posted on: 1 junho, 2017

Hoje acordei com um questionamento no mínimo intrigante de Juarez Guimarães Dias no Facebook: “Relacionamentos abusivos em amizades? Sim, tem também.”. Comentei de imediado: “Tem muito!”. E isso me fez pensar sobre a amizade. Muito se fala sobre o amor, sobre a paixão, mas e a amizade? Sempre me questiono sobre isso (já tenho alguns posts sobre esse assunto aqui no blog).

Pensar sobre relacionamentos abusivos em amizades me fez analisar todas as amizades que já tive até hoje. Sou amiga fiel, quando sou amiga, sou amiga de verdade, não consigo ser amiga pela metade. E nem sempre existe reciprocidade nesse tipo de relacionamento, pois existem vários tipos de amigos (o que te liga sem razão e no fundo você realmente estava precisando daquela ligação, o que te liga só quando precisa de um favor, o que te liga pra te chamar pra ir pra balada, o que te liga pra desabafar, o que te liga pra ouvir seu desabafo, o que te liga pra chamar pra velório ou visita em hospital e por aí vai…). E tem o amigo que faz da amizade um relacionamento abusivo. Abaixo segue um trecho que retirei desse site aqui: http://pt.wikihow.com/Reconhecer-um-Relacionamento-Abusivo pra você identificar um relacionamento abusivo (e você vai perceber que pode ser totalmente aplicável à amizade):

  • Zomba ou constrange você na frente dos amigos e da família?
  • Minimiza suas conquistas ou não incentiva você a conquistar seus sonhos?
  • Faz com que você se sinta incapaz de tomar decisões?
  • Usa da intimidação, culpa e ameaças para obter sua complacência?
  • Diz que você não é nada sem ele ou que ele não é nada sem você?
  • Te trata de maneira grosseira sem o seu consentimento, beliscando, agarrando, empurrando ou até agredindo?
  • Usa as drogas e álcool como desculpa para dizer coisas indelicadas ou para abusar de você?
  • Te culpa pela maneira com que age ou se sente?
  • Dá a sensação de que “não há como sair” do relacionamento?
  • Evita que você faça outras coisas que gosta, como ficar perto da família e de amigos?
  • Não deixa que saiam de um lugar após uma briga ou abandona você em algum lugar após um desentendimento, só para “ensinar uma lição”?

Bom, desde o ano passado eu mudei a minha atitude em relação a alguns amigos. Deixei de procurar os que nunca me procuravam, ou os que só me procuravam quando precisavam, e o resultado disso foi muito bom pra mim. Claro que eu nunca ouvi tanto “você está sumida” na minha vida, mas sempre retribuía com um “você também” e a discussão não rendia. Parei também de deixar de fazer as coisas que eu estava fazendo pra ajudar aqueles que nunca me ajudavam e comecei a selecionar quais ajudas eu poderia dar (algumas eram realmente muito absurdas e eu parei com isso). Mas, acima de tudo, parei de me sentir culpada quando alguém se afastava de mim, pois antes eu sempre ficava me perguntando o que eu tinha feito de errado pra que aquela amizade não tivesse dado certo, e hoje eu sei que sem reciprocidade nada dá certo e não ligo mais se alguém se afastar sem motivos aparentes.

Em relação ao relacionamento abusivo na amizade, hoje mais do que nunca sei que existe e, assim como qualquer outro relacionamento abusivo, ele deve ser terminado. E você tem que ter forças pra conseguir terminar, pois a pessoa que está do outro lado, abusando, não tem interesse nesse término, afinal, é tudo muito conveniente pra ela. Se desapegar não é fácil e, em alguns casos, precisa de ajuda profissional. Mas depois que você consegue se desapegar de amizades abusivas, você fica mais leve, você fica mais saudável e você fica mais feliz.

#ficaadica

Deixe um comentário

